O que a Série Round 6 tem a nos ensinar sobre Educação Financeira?


A série intitulada “Round 6”, nos últimos dias, se tornou numa das mais badaladas no mundo do cinema internacional, produzida pela Netflix, em poucos dias se tornou a produção original mais vista da história da plataforma de streaming, deixando pra trás outras produções de grande prestígio e visualizações, como a “Bridgerton”, “Lupin”, “The Witcher” e “La Casa de Papel”.

Resumidamente, a série gira em torno de pessoas falidas, altamente endividadas ou com problemas financeiros, pessoas que não souberam fazer uma gestão eficiente dos seus recursos e acabaram tendo grandes problemas de cariz econômico-financeiro, pessoas que pegaram dinheiro emprestado e, não sabendo economizar ou poupar, não souberam investir/rentabilizar e acabaram em “maus lençóis” – como se diz na gíria. A solução para estas pessoas, foi participar de uma sequência de jogos altamente violentos, pondo em risco as suas próprias vidas de modo a alcançar o grande prêmio – Biliões de dinheiros para posteriormente quitar suas dívidas e seguir uma vida de calma, equilíbrio e paz.

Distintas lições podem ser aprendidas com a série, e uma delas, é o cuidado que devemos ter com o dinheiro, principalmente aquele dinheiro que chega até nós através de créditos, empréstimos ou contração de dívidas. Embora seja uma ficção, nos dias atuais, em distintos pontos do mundo verificam-se histórias semelhantes, existem muitas pessoas com altas somas de contas a pagar, facto que, não só afeta negativamente a vida financeira, como outros campos da vida dos endividados. No decorrer da série, percebe-se que muitas das pessoas endividadas tinham as relações familiares destruídas pelo facto de possuírem muitas dívidas.

Sempre fiz questão de frisar que, “no mundo contemporâneo tudo gira em torno do dinheiro, investir em educação financeira é investir em tudo”. O consumo consciente e equilibrado deve ser ensinado as pessoas o quanto antes possível, assim como desde “tenra-idade” aprendemos que 1+1=2, devemos igualmente, desde cedo, aprender a ter cuidado com o dinheiro. Ensinamos as nossas crianças que 5-7=-2, mas não as levamos a compreensão do resultado negativo, dos seus impactos em contextos que nos remetem a vida real.

Atualmente, questões ligadas a má gestão do dinheiro são uma das maiores causas de divórcios, homicídios, suicídios, desconstrução familiar, depressão, etc. Acredito que, se trazermos a sequência de jogos de Round 6 e o prémio proposto para realidade, algumas pessoas estariam dispostas a participar, muitas pessoas possuem dividas até ao pescoço que não se importariam de abrir mão de suas vidas ou liberdade para as poder quitar, pois, em muitos casos o excesso de dívidas tira das pessoas a liberdade e a alegria de viver (como se verificou em muitos personagens da série).

Round 6 nos mostrou que, quanto mais dívidas temos, quanto menos cuidado com dinheiro temos, quanto menos conhecimento de educação financeira temos, mais propensos estamos de estar diante de um colapso que vai além da saúde financeira, os impactos negativos deixam de ser pessoais e passam a ser familiares ou social. Todo cuidado com dinheiro é pouco, saber gerar (receitas), gerir, poupar e investir todo dinheiro que passa nas nossas mãos deve ser encarado como um estilo de vida, algo vital para nossa sustentabilidade - como agentes econômicos e como seres humanos.


Por: QUINGURI F. Alexandre – 21/10/2021

 

Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário